Crônicas do autor

A ciência da Corrupção

Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, politica se trata da direção de um estado e determinação das formas de sua organização. O Brasil é um país republicano federalista presidencialista, formado por blocos de estados e municípios em que o poder é atribuído de forma independente se constituindo no sistema politico brasileiro. As leis e regras que regem o sistema funcionam perfeitamente no papel. Mas na prática a história é outra.

Deputados da Suécia vivem em apartamentos funcionais com pouco mais de 40 metros quadrados e outros em apartamentos com pouco mais de 18 metros quadrados. Isso porque até a década de 90 os parlamentares dormiam em sofás-camas no próprio gabinete. Nenhum parlamentar tem secretário e ou assessor particular e nenhum deputado tem direito a carro com motorista. Mordomia no sistema politico Sueco? Zero!

Enquanto isso os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo. 1 minuto trabalhado no Brasil custa cerca de 11 milhões de reais ao contribuinte. Por ano cada senador não sai por menos de 33 milhões de reais. O custo anual de um deputado é de 102, 600,00 reais. Na mordomia dos políticos brasileiros está incluso Salário, auxílio-moradia, transporte, Férias de 90 dias ao ano, Direito a contratar 20 servidores para seu gabinete, além de médico e dentista. E ainda recebem R$ 25,4 mil para não trabalharem durante o recesso.


É estarrecedor o fato de países bem mais desenvolvidos que o Brasil, possuir um sistema de politica bem mais “barato” e mais eficiente que o sistema politico brasileiro. O problema na politica do Brasil não está nos políticos, que quando eleitos apenas desfrutam de suas mordomias parlamentares. Mas se encontra no sistema. Enquanto tratarmos nossos políticos como divindades e celebridades milionárias, a corrupção será uma atividade ativa em um país que cobra uma das mais caras taxas de impostos do mundo. Ser um politico que não rouba e muito menos que não se mete em escândalos não é aplausível meus leitores. Mas é nada menos que a obrigação e dever enquanto cidadão brasileiro de qualquer eleito. Quase todos os anos promessas, mentiras, hipocrisias e falso moralismo invadem nossos lares com a famosa propaganda politica em horário eleitoral obrigatório, sendo obrigados a comparecermos nas urnas eletrônicas para o voto. A questão não está em escolher certo os nossos políticos. Mas em mudar nosso sistema politico. 

Está mais que na hora de construirmos uma ciência de organização, direção e administração de nossa nação. Mas pra isso precisamos querer e agir para ocuparmos os assuntos públicos e protestar em favor de um sistema que não atenda somente a classe dominante, mas aos cidadãos brasileiros que com o nosso voto e nossa militância elegemos bandidos e aproveitadores de nossa ignorância para nos roubar e permanecerem soltos, de baixo de leis que favorecem a bandidagem e safadeza da palhaçada que é o sistema politico brasileiro!

Metamorfose humana

Quando nascemos transmitimos um sonho realizado para os nossos pais. Quando bebês somos a alegria e o prazer de nossa mãe e de nosso pai que na teoria, planejaram o nosso nascimento. Mas muitas vezes uma gravidez é fruto de algo que não foi planejado, e aquilo que seria uma benção... Acaba se tornando algo indesejado. Depois de nascermos, várias etapas de nossa vida precisam ser cumpridas. Aí nos tornamos crianças e depois vem a adolescência.

Na adolescência que começa por volta dos 12 anos de idade, é a fase em que contestamos a autoridade de nossos pais. Queremos nos tornar independentes e tomar as nossas próprias decisões. Sem dúvida, esta é uma das piores fases. É uma fase em que estamos descobrindo e testando nossas habilidades. Muitas de nossas decisões podem magoar nossos pais, o que acaba gerando conflitos e muitas das vezes brigas. É uma fase que achamos que tudo pode ser um mar de rosas e que podemos levar a vida toda na brincadeira e curtição com os amigos, afinal de contas, não temos nenhum tipo de preocupação, pois todas elas estão sobre nossos pais. É uma fase em que possamos trilhar caminhos bem diferentes ao que nossos pais desejavam para nós. Como por exemplo, a opção pela sexualidade.



Depois nos tornamos adultos. Aí percebemos que a vida não era tão bela como parecia em tempos de outrora. Depois de terminarmos os estudos, muitos de nós não conseguimos entrar na faculdade e nem um emprego. Aí ficamos em casa. Sem nada pra fazer, achando tudo um tédio. Os conflitos com nossos pais aumentam. “Não vou sustentar vagabundo!” é o que corremos risco de ouvir de nossos pais. Muitos se tornam rebeldes e não querem fazer nada pra ajudar em casa. E em vez de somar, acabam subtraindo. Se tornando uma fonte de despesas para nossos pais. Depois de ser um cidadão comum, trabalhar a vida inteira por um salário muitas vezes risório, mas que deu pra nos manter... Chegamos à velhice. Sem nenhum tipo de motivação, muitos entram na depressão. Com um sentimento que foi apenas um no mundo. Não conseguiu construir muita coisa na vida. Com muito sacrifício criou os filhos, mas eles foram rebeldes, e também nada conseguiram somar. Morando numa casa simples e humilde, alguns ainda levam a vida na alegria. Sentados olhando novelas e programas de televisão que somos obrigados a ver, a final de contas, não temos como pagar uma tv em canal fechado.

Depois chega a nossa hora, e morremos. Sem bens muitos valiosos e riquezas. Partimos deste mundo e nos tornamos apenas um que nasceu, viveu e morreu nesse mundo. Sem ou menos o nome para ser lembrado.

E VOCÊ?

O que você planeja pra sua vida?

Talvez seja um adolescente rebelde em casa ou até mesmo um pai ou uma mãe cansada de viver a vida ou até mesmo uma pessoa bem sucedida. Mas o que quero aqui colocar é o que você pretende ser. Se for ou não uma pessoa bem sucedida, mas o certo é que um dia chegará a sua hora. E será que valeu a pena viver a vida? As pessoas em sua maioria estão mais preocupadas somente consigo. Querem ser bem sucedidas e se saírem bem na vida. Se for preciso se apoiar e passar por cima dos outros, elas passam. 

No mundo segundo dados estatísticos 24 mil pessoas morrem de fome por dia! Enquanto outras já são muito ricas e morrem em “caixões de ouro”. Nós nunca estamos satisfeitos. Se hoje possuímos um celular ou um carro. Amanhã já queremos outra coisa ou até o mesmo, só que melhor. Sempre queremos um algo mais, a final de contas, nosso colega de turma ou de trabalho, “tem um melhor que o meu”. 

Tente mudar, e não tente ser mais um neste mundo. Seja você mesmo e não o que os outros querem que você seja ou que a moda atual é. Não seja rebelde e tente ser o melhor, pois seus concorrentes são bons. Não passe por cima das pessoas pra conseguir algo, isso é antiético e isto não faz parte de sua lição. Neste mundo pensamos somente em nosso mundo e acabamos por nos esquecer uma lição muito valiosa: Amai o próximo como a si mesmo.

E o que você faz para se tornar uma pessoa melhor e ajudar o seu irmão? Será que ama o próximo como a si mesmo? você não precisa ter muito dinheiro para ajudar o próximo. Às vezes um simples ato e uma boa ação pode mudar o dia de uma pessoa.

... Reflita.

2 comentários:

  1. Armindo Buaes, parabéns pelo blog e pelas suas excelentes postagens. Já disse a você que o universo da escrita é bastante amplo, e nós, meros seres humanos, temos essa habilidade de escrever, de projetar nossas ideias, nossas opiniões. Continue a escrever textos, poemas, poesias, pois o campo das ideias é intenso e bastante explorável.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir