quarta-feira, 4 de junho de 2014

Amor Adolescente e suspense em livro


VOCÊ, livro de estreia do autor Armindo Buaes Neto, foi lançado no centro de criatividade odylo costa filho. A obra reúne textos inspirados na paixão secreta do autor, mas também apresenta narrativas com doses de suspense.


Jornal O estado, matéria publicada na edição de 23 de maio de 2014.


A musa inspiradora mantida em segredo, marcando o primeiro amor de um jovem, inspira o enredo do livro VOCÊ, que marca a estreia do escritor paraense radicado no maranhão Armindo Buaes Neto. A obra foi lançada no dia 23 de maio no centro de criatividade odylo costa filho, em São Luís - MA. Entre os cincos contos e 100 poesias que compõem a publicação editada pela editora Protexto, do Paraná, o amor adolescente divide espaço com temáticas que passam pelo fim do mundo, religião, morte, a terra natal (Belém) e a cidade adotiva (São Luís).

Os contos que abrem o livro são cinco histórias permeadas de suspense, característica da obra de Edgar Allan Poe, de quem Armindo é fã. A livre imaginação do autor ao criar seus textos fictícios é, também, claramente impregnada de suas referências, em especial, as religiosas. "Passei três meses estudando para escrever o conto O Anticristo, que é o primeiro do livro. Precisei estudar profundamente a Bíblia, principalmente os livros de Daniel e Apocalipse", revela o escritor de apenas 20 anos.

Quando a ficção abre caminho para a realidade, o autor usa a poesia para expressar em primeira pessoa, suas emoções e sua forma de relacionar com o mundo. "Morar nesta cidade maravilhosa, as músicas e as paixões vividas me serviram essencialmente de inspiração em todas as minhas criações. As experiências que eu vivo, na maioria, me servem como inspiração para escrever", ressalta o escritor, ao destacar que a poesia o permite se exprimir em momentos de raiva, felicidade e de paixão.

Até mesmo a vivência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) - Campus Maracanã, onde cursou o ensino médio/técnico em agropecuária, foi parar em seus escritos. Foi no jornal da instituição que Armindo viu seu poema publicado, com o título Maria.

A aptidão de Armindo Buaes Neto, que nasceu em Belém/PA e se mudou para a capital maranhense aos 7 anos, revelou-se bem cedo. Aos 9 anos escreveu A revolta dos mortos,que assustou os familiares pela precocidade do menino para falar da ressurreição. A primeira narrativa do escritor foi registrada em um caderno pequeno de 180 folhas, com ilustrações feitas por ele mesmo. Pelas críticas que recebia, decidiu queimar o livro com a ajuda da irmã Emanuelle Moura.

Aos 13 anos, tomou coragem para retomar sua relação com a escrita e produziu o livro A máquina do tempo. A entrada de Armindo para o mercado editorial acontece aos 20 anos, com o compêndio de três livros: VOCÊ. O TEMPO e MÁRCIA, que deram origem ao livro VOCÊ. O lançamento teve apoio incondicional da família, principalmente da mãe e das tias Dalva e Jaqueline.





No lançamento oficial de seu livro VOCÊ, o autor conseguiu reunir amigos de seus vários círculos de amizade. Amigos da UFMA, IFMA, do trabalho, do 24º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), colegas e familiares prestigiaram o autor na sua obra de estreia no mercado editorial. 
Agora o autor dedica-se ao seu livro "PEÉTALAS DA SABEDORIA", o quarto livro escrito, o segundo publicado e o primeiro em co-autoria, com a escritora Dalva Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário