quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Ler no ônibus ou no carro não faz mal para a visão


Depois do Bem Estar desta quinta-feira (30), que falou sobre problemas de visão, os oftalmologistas convidados continuaram tirando dúvidas dos internautas. Claudio Lottenberg e Rubens Belfort Mattos Junior participaram de um bate-papo para o nosso site.
Eles explicaram que o olho deve ficar sempre úmido. Por isso, a lágrima é fundamental. Ambientes secos, como os climatizados por ar condicionado, podem irritar os olhos. Isso ocorre especialmente no caso de quem já passou por uma cirurgia para a correção da miopia e, por isso, o uso do colírio de lágrimas artificiais é indicado.
Os especialistas aproveitaram para esclarecer um lugar-comum sobre a saúde dos olhos. Ler no ônibus ou no carro exige mais esforço e, por isso, pode ser cansativo ou dar dor de cabeça. Contudo, o hábito não traz nenhum problema para a visão.
Outra dúvida tirada foi sobre a possibilidade de que um olho tenha a vista perfeita, enquanto a do outro é embaçada. O corpo humano é assimétrico, ou seja, um lado nunca é igual ao outro. Por isso, é perfeitamente normal que os dois olhos da mesma pessoa apresentem graus ou até mesmo problemas diferentes.
Claudio e Rubens falaram também sobre doenças mais complexas dos olhos, que não podem ser tratadas apenas com o uso de óculos ou lentes de contato.
O glaucoma pode levar à cegueira, e esse tipo de cegueira não tem cura. Por isso, é preciso monitorar os sintomas, principalmente a partir dos 40 anos, já que o problema se acentua com a idade. A pressão ocular é o principal sinal do problema e, na maior parte das vezes, pode ser controlado apenas com o uso de um colírio.
O ceratocone também pode levar à cegueira, mas essa é reversível. Causado pelo enfraquecimento de uma das camadas da córnea, faz com que ela tome a forma de um cone, o que prejudica a visão. É um dos problemas que mais leva ao transplante de córnea. No entanto, a medicina tem avançado bastante no tratamento, e o transplante é cada vez menos necessário.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/ler-no-onibus-ou-no-carro-nao-faz-mal-para-visao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário