terça-feira, 9 de junho de 2015

O caminho do sucesso – Armindo Buaes

  Um aprendiz, foi até o mestre para que ele o ensinasse o caminho do sucesso. E o mestre então perguntou: É isso mesmo que você quer? O aprendiz respondeu: “Quero muito”. Então o mestre chamou o aprendiz para acompanhá-lo até o lago, ao chegar, o mestre pediu para que ele olhasse o lago bem de perto. O aprendiz colocou o rosto bem próximo a água e o mestre o afundou a sua cabeça nesta. O aprendiz começou a se debater, tentando se salvar. Só que quanto mais ele se mexia, mais o mestre a afundava. O aprendiz começa a engolir água, chegando a quase desmaiar. Foi nesse último momento que o mestre tirou a cabeça do aprendiz do lago. Quando o aprendiz se recuperou, perguntou ao mestre: “Por que você fez isso?! Eu estava desesperado tentando respirar”. Então disse o mestre: “Se você quer ter o sucesso de qualquer coisa na vida, se quer realmente alcançar algo, é esse sentimento que você tem que ter. Tem que querer com a mesma intensidade que você queria respirar.”
  Para se ter sucesso na vida, não existem segredos e fórmulas mágicas ou 7 ou 10 passos para o caminho do sucesso. O que de fato existe, são pessoas determinadas que assumem suas dificuldades e não perdem o foco e nem desistem de caminhar. Muitas pessoas almejam entrar para a faculdade, mas são muitos os que desistem, trocam de cursos e nunca chegam no final. O tempo não é algo que se ganha ou se perde, mas algo que deve ser priorizado com aquilo que nos trará algo de bom. Então o que leva uma pessoa a priorizar seu tempo em um curso que na realidade ela não queria ou desistir do curso que ela queria, e ficar no meio do caminho? Hoje faço o terceiro período do curso de química bacharel na UFMA, no começo minha turma era de 78 alunos, hoje sem ainda estar na metade do curso, quase metade da turma já se dispersou ou por troca de cursos, ou por desistências.

  Quem não vai até o final, é um derrotado! Quem não tem capacidade para passar pela dificuldade sem se deixar abater pela mesma, não tem foco e não almeja chegar a algum lugar. Todos nós somos iguais e podemos aprender tudo. Há algum tempo eu não sabia montar o cubo mágico, e achava o máximo quem o montava. Mas até que um dia eu pensei: “Quem monta o cubo mágico não é melhor do que eu e nem ninguém, mas por que eu não sei montar?” E então eu comprei um cubo e comecei a estudar e aprender montar tal quebra-cabeça. Pois se eu não sabia ainda montar, é porque ainda não havia priorizado o meu tempo para aprender. O fato, é que chegar onde se almeja chegar, se precisa de persistência e foco. Coisa que muitas pessoas hoje conformadas e acomodas com a vida que tem e ou que tiveram, não tem. Se você quer ter sucesso na vida, precisa aprender que na vida você tem que saber apanhar. Tem que saber que vai cair e ser empurrado pelos seus amigos, mas você vai ter que se levantar e não parar de seguir em frente. Você vai ter que aprender que a sorte não é amiga de ninguém, e que se hoje você ver uma pessoa de sucesso, não é porque ela teve sorte ou a vida foi justa com ela e injusta com você. Mas que simplesmente ela aprendeu que o sucesso não deve ser buscado, mas ganhado como fruto de uma caminhada sábia e persistente. Histórias precisam serem contadas para que outras pessoas adquirem coragem e fôlego para seguir em frente. Então tente mudar o rumo da própria vida e tenha uma história de sucesso! Uma pessoa que é covarde, ela não tenta fazer nada na vida, o fracassado ele não termina e o vencedor não desiste! E assim como o aprendiz buscou incansavelmente o fôlego, busque incansavelmente com a mesma intensidade, onde você quer chegar! E nunca esqueça de uma coisa: Muitos que hoje tem sucesso na vida, eram quem menos chances de tê-lo, tinham. Eram os que eram olhados por outras pessoas, e considerados incapazes e desfavoráveis. Então se hoje você é um desses, saiba que hoje pode se fazer tempestade e frio, mas amanhã pode ser tudo diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário