quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Viva Cidadão da Capital passa "sufoco"

Exigência do RG para matricular alunos das escolas municipais formam longas filas
Longas filas nos postos do Viva Cidadão, na capital. Cena comum, mas que se intensificou com determinação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que solicita a apresentação de documento de identidade (RG) do aluno para realizar matrícula na rede de ensino. A medida pegou de surpresa os pais e fez com que corressem a fim de conseguir o documento a tempo para não perderem o início do ano letivo municipal, que abre dia 10 de fevereiro. “Nenhuma criança será barrada por falta de documentos”, garantiu o secretário de Educação, Geraldo Castro. Ele explicou que a medida atende ao padrão do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Preocupada com a garantia da matrícula do filho, a estoquista Valéria Montes Cerqueira, 27 anos, estava pela segunda vez enfrentando a fila do Viva Cidadão para adquirir o RG da filha de 10 anos. “Eu estive aqui ontem, mas como tinha compromisso e demorou um pouco, não pude esperar. Agora, vou resolver logo porque não quero que meu filho fique sem estudar”, diz ela, que fará a rematrícula da menina. Segundo a Semed, a solicitação dos documentos permite a organização da vida escolar dos estudantes, além de reforçar a segurança das crianças quanto ao acesso dos responsáveis à escola durante o ano letivo.

As matrículas iniciaram ontem e de acordo com a Semed, 25 mil novos estudantes irão ingressar na rede de ensino municipal este ano letivo, na educação infantil e ensino fundamental. No ato da matrícula devem ser apresentadas certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança; carteira de identidade e CPF do responsável; comprovante de residência; cartão do Bolsa-Família (se houver); cartão do SUS; e caderneta de vacinação atualizada, sendo crianças até seis anos. “Temos essa orientação do MEC e Unicef, mas nenhuma escola deixará de receber a matrícula de uma criança se não forem apresentados todos os papéis necessários”, reafirmou o secretário Geraldo Castro. Somam mais de 90 mil os alunos da rede municipal de ensino. Para realizar as matrículas os pais devem comparecer diretamente às escolas onde desejam matricular seus filhos.

fonte: Jornal O Imparcial desta quinta-feira 30/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário