segunda-feira, 13 de abril de 2015

De flora em flora


-Fogo- Armindo Buaes

O fogo queimou!/Coitada de Dona Enloqência/Que Já não mais se sustenta/Fogo que no principio /Perdeu-se sobre os ímpios/No arder supino de cada escala/Fogo que Traz até o fundo da alma/O paradoxo da calma/Fogo que se deteve no estopim/Agora se volta contra mim/Nas florestas e vales/Animais e pragas.../O fogo se propaga/Queima a madeira e traz o eco/Derrete frigidez/E dar forma ao ferro/É o fogo da fumaça/Fogo do amor/Da explosão.../Fogo do tesão/Que tomou de conta/De uma geração.




Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais de sua região, e nós seres humanos temos nossos imperativos para que possamos viver e sobreviver no mundo contemporâneo. Mas diante deste paradoxo, a obtenção de água, extração de minério, espaços demográficos e exploração de recursos naturais são atividades exploradas que devido às nossas necessidades atuais, precisam ser supridas.
O termo sustentável tem sua origem no latim sustentare, e significa sustentar, apoiar, conservar. Sustentabilidade não significa não explorar os recursos naturais e assim pararmos de explorar o que a natureza tem a nos oferecer. Mas significa explorar, sobretudo, de forma sábia e consciente. Onde a natureza, a fauna, a flora, o meio ambiente, os ecossistemas e o meio não venham a ser perecível.  Assim, não comprometendo o futuro das gerações seguintes.
Como na lei de Lavoisier, na natureza nada se cria e nada se perde. Mas tudo se transforma. A água, o metal e a comida, por exemplo, nunca acabarão. Mas poderão serem transformados de tal forma a que venham comprometer suas variações para seus modos naturais. Por isso existe o princípio dos três “R”. Ou seja, reduzir, reutilizar e por último reciclar. Reduzir no sentido de diminuir a produção de lixo e pararmos de consumir aquilo que é supérfluo. Reutilizar, na forma de aproveitar aquilo que seria jogado fora. Utilizar restos de alimentos, folhas e matérias orgânicas para fazer compostagem – Utilizada na adubação – é uma ótima forma de utilizar aquilo que iria para o lixo, transformando sua inutilidade em utilidade para outros mecanismos. E reciclar, o último estágio, significa transformar o resíduo em novos bens de produtos ou se não nos mesmos, para serem utilizados novamente. Vidros, papeis, metais e plásticos são exemplos de matérias que podem ser recicladas e transformadas em potes de alimentos, garrafas, jornais, caixas de papelão, sacos plásticos, tubos de creme dental e etc.
Ser sustentável em um meio onde nos valemos pelos que possuímos e consumimos, e não pelo que somos, pode ser difícil, mas não impossível. No ritmo e na velocidade como a natureza está sendo destruída e como consequência desastres e impactos ambientais estão fluindo, Muito em breve, o ser sustentável será obrigado a existir.
É preciso rever alguns de nossos conceitos e encarar nossas realidades. Pois a mudança advém quando inicialmente acontece a modificação do pensamento. E será preciso colocarmos nossas próprias existência em perigo para que tomemos uma iniciativa? Pois muito em breve, a mudança será questão de vida ou morte.
Faça a sua parte! Um simples gesto e atitude sua, como jogar sempre o lixo no lixo – que ironia hein? – e poluir menos, pode influenciar e encorajar outras pessoas a terem a mesma atitude e hábito. Seja consciente e faça a sua parte! Pois de flora em flora, em tempo que a gente esquece, o planeta envelhece!



Armindo Buaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário