terça-feira, 28 de abril de 2015

Ética - Armindo Buaes

  Sabe aqueles conceitos de significados de palavras que todos nós sabemos o que é. Mas que quando indagados sobre sua definição, permanecemos mudos e não conseguimos definir um conceito formal? Pois sé, a ética, uma parte da filosofia dedicada a dar-se com regras aplicadas no dia a dia e praticadas pelas pessoas, é uma delas.



  Na praticidade a ética é responsável por construir nossos princípios morais que farão nos comportar em sociedade partes de nossas personalidades. Como devemos agir e nos admitir em coletividade são responsabilidades conceptuais da ética.

  A ética trabalhista define nossos comportamentos e atitudes de como nos comportar no ambiente de trabalho. A ética social articula nossos princípios morais em convívio com outras pessoas. A ética política rege os princípios em que deputados eleitos precisam deter nesse “tabernáculo da mudança”. Sobretudo todas as éticas precisam vim de uma base. E a família e o ambiente educacional são locais propícios de ser aplicada a mesma, onde a formação da personalidade e caráter de um indivíduo ainda está em desenvolvimento. E os resultados serão satisfatórios e positivos quando formarmos o compêndio da interdisciplinaridade das variações éticas da sociedade.

  Um leopardo que adota um filhote de lebre ou um casal gay que adota um filho forma uma família? A resposta só será possível de ser encontrada dentro de uma ciência natural, voltada a estudar a vida social e comportamental de indivíduos e grupos humanos - Como a psicologia, sociologia e a filosofia -. Onde as ciências naturais e factuais não são capazes de responder. Partindo do ponto de vista científico, não se pode definir família dentro de um conceito exato e único. Já que seu significado vem de pura ideologia. A ciência tem dificuldade para definir questões éticas porque sua perspectiva é muito fechada e genérica, limitando-se a investigar seus impactos sociológicos dentro de um grupo de pessoas.

  Deve-se apostar numa ciência mais ética e flexível. Pois a mesma não pode interferir tanto na vida das pessoas a modo de nos tornarmos altamente dependentes. Desconstruir a ideia de que a ciência pode tudo, dar conta de tudo e sempre é a resposta precisa perder sua validade. Para assim se pensar com ética!



Nenhum comentário:

Postar um comentário